Nota:

Lembrem-se comentando (críticas e/ou sugestões também contam!), incentiva novas postagens!

Nova Utopia - Parte III

Conscientização é uma formidável e realmente difícil maneira de dizer oi para o mundo real, diria impossível de acontecer, entretanto impossível é não sonhar e lutar por um mundo igualitário (sendo assim, a conscientização torna-se plausível, ..., será?).






Não sou contra qualquer pessoa que goste de acumular capital, ter os famosos zeros na conta do banco, porém é assustador que essa imensa massa de mortos-vivo só consigam buscar o brilho ofuscante que a propriedade trás.O que mais me deixa angustiado( uma das coisas que mais me deixa também, porque a passividade do povo relacionada com a busca de seus direitos, me atinge pesadamente) é o contraste social que a expansão do capitalismo voraz trás,( “e pensar que tudo começou com um ferreiro que produzirá pregos – A Riqueza das Nações - Adam Smith” ).

Moro em um bairro onde no alto de seus morros existem prédios nos quais só o condomínio custa 2.000 reais.E ao sair de sua jacuzzi para uma longa jornada de trabalho e ao passar pela porta automática do estacionamento o morador dessa MARAVILHA DO MUNDO deparasse com uma pequena comunidade de pessoas carentes(hoje conhecida como favela), ele para o carro diante daquela miséria pensando ser uma pedaço de terra esquecido por Deus, e pensa que aquela área toda deve ser limpa afinal de contas, atrapalha a vista. É caros(as) leitores(as), será que se ele abrisse mão da pequena bagatela que ele paga todo mês pelo condomínio e IPVA dos seus quatro carros luxuosos vindos da Alemanha, e realmente empreendesse todo aquele disperdício em pró da comunidade, para que estes tenham condições igualitárias não seria melhor do que apenas esculaxar os residentes locais ?

E nessa hora você pensa, mas Victor você não é contra a privatização?, pois é, sou sim, mas usando isso como exemplo sabendo que quando o peso não recai sobre sua conciência que repousa no mais confortável colchão, quarto aquecido ..., mas sim sobre a sua carteira e contas bancarias, é que surte algum efeito.

Agora que você se sente pesado( ou diria mais leve), que tal pensar em como mobilizar recursos para equacionar os direitos de seus conterrâneos?Mas é difícil, como podemos mobilizar tanto? Então, aqui na FAZENDA DE SOJA, existe direitos e deveres expressos em um “pequeno” documento, A CONSTITUIÇÃO(para quem gosta, ai vai. Constituição ou Carta Magna é um conjunto de regras de governo, muitas vezes codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. Essas regras formam, ou seja, constituir, o que a entidade é. No caso dos países e das regiões autônomas dos países o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos, de um governo. Ao limitar o alcance do próprio governo, a maioria das constituições garantem certos direitos para o povo. O termo Constituição pode ser aplicado a qualquer sistema global de leis que definem o funcionamento de um governo, incluindo várias constituições históricas não-codificadas que existiam antes do desenvolvimento de modernas constituições codificadas. – WIKIPEDIA ), agora já sabe?

O grande problema é, nós estamos ocupados demais, assistindo nossas novelas, lendo horóscopo e descansando no feriado DO DIA INTERNACIONAL DA PEDRA, ninguém se dispõe a erguer e flâmula da verdade e honra, os que tentam são calados por uma sociedade totalmente alienada e amedrontada, dividida!
Quando acordamos do nosso sonho e sairmos da toca do coelho, iremos perceber o quão precioso é poder expressar-se e pedir o cumprimento de seus direitos. A passividade estatal com a acomodação das concessões de administrações privadas que espalham-se por meio Brasil, é resultado direito da procrastinação e temor do povo.

continua....


                                                                                                                               Por:Victor Cavalaro

8 comentários:

Lucas Andrade 16 de maio de 2010 às 11:12  

outro fator irritante: se alguem lê algo como o seu post, ou falamos que temos direitos e eles tem de ser assegurados e cobrados por nós mesmos, ouvimos :"mas isso não adiantaria, só meia dúzia de pessoas não adianta, aqui no Brasil isso não funciona..." PORRA! para de ser negativo, por que ao invés de perder seu valioso tempo ouvindo rebolation na academia, ou gastando o dinheiro de seus queridos pais com suas roupinhas, heineken's achando que se embreagar é bonito; ajudassem nas reinvidicações e questões que benficiariam um todo coletivo, estaríamos debatendo outros assuntos!

Unknown 16 de maio de 2010 às 12:48  

Esqueceu de citar a famosa politica do pao e circo que encontramos (nao somente) por aqui (muito intensa)... infelizmente ... seja ela pelo futebol... rede globo enfim, alienaçao em massa nesse país é o que nao falta...e o caráter revolucionario vai se desprender de mentes assim ? jamais

Anônimo 16 de maio de 2010 às 15:12  

Critica muito bem feita uma vez que no mundo onde nos vivemos esta ficando cada vez mais comum “o capim comer o cavalo” ( o errado ser mais comum que o correto)

Aline Angela 16 de maio de 2010 às 15:40  

A dificuldade talvez de uma ajuda ao próximo daqueles que tem mais que o restante da população seria a ausência de mídia, pois é CLARO E LÓGIOCO que sem MÍDIA não há recompensa. Nesse pensamento medíocre que vemos muitas vezes aquele monte de dinheiro sendo jogado fora com apresentações em televisões para promover a solidariedade dos telespectadores para o desenvolvimento da nossa 'nação' (ou do programa que eles estão promovendo). Uma isenção de imposto ou um bom olhar do público faz com que todo mundo queira ajudar. Bom, mas, como diz o ditado: "Não olhe os meios, nem os porques, mas olhe o resultado". Acredito que nossa solidariedade não necessitasse de brinde para com ela realmente aconteça.

Unknown 17 de maio de 2010 às 14:45  

Eu (na minha humilde opinião) discordo do comentário acima (em partes), pois nao eh papel do cidadão distribuir dinheiro ou subterfúgios para pessoas menos abastadas que vai solucionar o problema da desigualdade no Brasil, isso vai tornar a relaçao cidadão -> politicos corruptos ainda mais passiva, pois esqueceremos quem sao os caras que precisam de fato melhorar essa miséria que encontramos... a soluçao (utopia) seria reunir mentes brilhantes a fim de protestar e reinvindicar contra esse Caos... mas falando de sec.21 no Brasil eh algo impossivel, a medida que o Homem esta cada vez mais alienado e aderido à nova moda consumista... sem contar outros fatores gritantes.

victor 17 de maio de 2010 às 14:53  

Bom, na realidade entenda nesse caso todo q vc falou aqui em cima utopico, como ainda não realizado no Brasil e não como impossivel, porém só será impossível se não houver a valorização do individuo, e para isso tem que haver "luta" .

Mαri J. 5 de junho de 2010 às 10:26  

O cara que sai da casa dele, dentro de seu carro importado na realidade nao pensa nisso..
alias ninguem pensa.. nem os mais abastados nem os de classe media alta... pq nao é interessante que as outras pessoas tenham condiçoes pra ter no minimo uma vida (pq eles nao tem vida e sim existencia)... o rapaz ali em cima falou em politica de pao e circo, e é realmente assim q eu me sinto, sem toda aquela idealizaçao HOLLYWOODIANA... volto a dizer (n lembro se foi aqui ou no blog do Lucas) quem tem q inspirar critica está fazendo com que a sociedade esqueça dos problemas comuns,e se perca num mundo onde o entretenimento pessoal é a coisa mais valiosa...as pessoas passam o dia nas mesmas tarefas esperando anciosamente 'bater o sinal' para voltarem para suas casas e sentarem no 'conforto' de suas casas e assistir a novela das 8.. pois acham q ver o Jornal Nacional é sinonimo de vasta cultura.

Gabiras 10 de junho de 2010 às 15:44  

ta ficando bom em criticas hein,
parabens

Postar um comentário

Um pouco sobre o blog:

Alguns comentários feitos, são respondidos na própria página de comentários.Os que necessitarem de uma abordagem maior, estarei criando um tópico ou post como resposta!


Não sou jornalista, escritor, nem nada do tipo.Ao montar esse blog, planejei levar um pouco de meu pensamento a todos.Espero que gostem!