Nota:

Lembrem-se comentando (críticas e/ou sugestões também contam!), incentiva novas postagens!

Nova Utopia IV

Outos Textos da Série Nova Utopia:
Nova Utopia I
Nova Utopia II
Nova Utopia III

É estranho, e não sei responder o por que da falta de mobilidade dos jovens, ou pior que isso, por que a aceitação dos jovens e de seus pais( que muitas vezes são as figuras inibidoras), em relação a desigualdade atual? É difícil responder a tais perguntas, porém mais difícil ainda é aceitar a tudo isso e calar-se, omitir-se.

Como é comum colocar a culpa em algum sistema financeiro, falemos do socialismo. Até hoje realmente não fora colocado em prática corretamente, estigmatizado de maneira geral por isso, aliás socialismo viro semântica para opressão e ditadura também para desiguladade ou inibição da individualidade.Agora falemos do grande sistema regente(decadente), mobilizante(alienante), o CAPITALISMO: que de um modo geral preza o lucro, poupanças etc. Por que todos reclamam tanto, mas não preparam-se para tentar criar um novo sistema?ou melhor ainda.....somente cobrar seus direitos, ou seja fazer-se valer da DEMOCRACIA.

Recentemente, assisti ao filme “CAPITALISMO uma história de amor” no brilhante e pouco reconhecido(muitas vezes até ignorado) Michael Moore, precisamente uma das parte que me chama atenção, é quando vai até o local onde está guardada a constituição norte-americana a procura do sistema econômico imposto a todos naquela nação, porém lá ele somente encontra referencias ao povo, ao conjunto, no qual ele satiriza parecer o outro -ismo, mas tudo isso é apenas a democracia sendo exercida.

O problema é que não se pode convencer a muitas pessoas a lutar pelos seus direitos, mas como convencemos aquela massa insana que vaga sem vida pelos Shopping´s? Será mais fácil incentivar a compra, e mais a frente omitir-se, entrar em depressões profundas quando uma pesada crise econômica bate a sua porta? Como já disse, não sou contra quem tenha dinheiro, desde que todos em sua sociedade( não só os da sua classe), mas num contexto muito maior, uma nação por exemplo, tenham condições reais de obter o mesmo conforto e bem estar, tenham condições de saúde iguais, e para tal não devemos agarrar-se a qualquer sistema econômico fechado, mas sim a um sistema regente de sociedade(DEMOCRACIA), posso estar equivocado e totalmente errado, mas se o estado cumprisse seu papel, não seria “necessário” desabrigar pessoas, conviver com a fome. Mas para isso precisamos lutar, para que se cumpra nossos direitos, para que o atual sistema escravista deixe de existir. Já ouvi que é impossível mudar a forma de pensar das pessoas, e que isso é de uma certa forma repressão mas não pretendo nada disso, somente mostrar algo há mais no mundo, algo que realmente possa ser gozado por todos, não somente pelo 1% da população, mostrar que a maioria pode decidir pelo bem de todos, e não que sejamos bombardeados por propagandas que nos empurre para um desfiladeiro de empréstimos e juros.




Continua....

                                                                                                                                                    Por: Victor Cavalaro

8 comentários:

Manuuu 23 de maio de 2010 às 16:08  

adooreei *-*
a palaavra DEMOCRACIA tem que fazer algum sentido na nossa sociedade, o comodismo brasileiro é absurdo !

Daniel Moura 23 de maio de 2010 às 16:21  

O Brasil se diz um país democrático mas tem muitas coisas que não pode ser considerado democrático.E concordo com você como já disse nas outras conversas é muito fácil para cada um esquecer dos outros.

O único jeito de uma pessoa pensar no outro na nossa sociedade atual é quando ambas as partes enfrentam o mesmo problema,caso contrário é cada um para o seu lado e o outro que se foda.Desculpa a palavra usada mas é verdade.

Quem sabe quando todo o país perceber a situação precária pela qual estamos passando não consigamos ver os jovens se mobilizarem junto com as outras faixas sociais para realmente tentar transformar nesse pais em alguma coisa que vale a pena.

Wesley O. Gado 23 de maio de 2010 às 16:40  

Antes de tudo, todos devem perceber que são "farinha do mesmo saco" e acabar com essa palhaçada de classes sociais serem, como posso dizer, fechadas, onde os pobres tem pré-conceito de rico e rico com pré-conceito de pobres, afinal o país é só um.
Outra questão interessante seria se todo político e seus dependentes de qualquer hieraquia fossem obrigados a usar os meios públicos, ai gostaria de ver se o SUS e a educação pública estária nesse desprezo que se encontra.

Rafael Colônia 23 de maio de 2010 às 17:38  

Manuuu, perdão discordar mas...
não creio que os brasileiros sejam
absurdamente acomodados, para confirmar
isso basta conversar com algum pai que
esteja desempregado, que você verá que
todos fazem o possível para trazer o
sustendo para o lar...

é fato de que o brasil tem muito a
melhorar como vários outros países do
mundo (107 países com IDH baixos e
médios - o Brasil é apontado com alto
IDH) mas é preciso levar em conta que
os "acomodados" assim estão porque
possivelmente estavam em situação pior
da qual se encontram hoje, então cabe a nós
fazer com que esta geração seja melhor
que a anterior, que alcancemos
melhores condições das que nossos pais
alcançaram em sua época, e tenho plena
convicção de que promovendo mais blogs
como esse e com temas desse grau de
importância, influenciaremos mais e mais
jovens a conquistar melhorias para todos...

Manuuu, estou aberto a discussões em prol
da construção de conhecimento...

Parabéns pelo post Victor Cavalaro,

continue iluminando passos..

Anônimo 23 de maio de 2010 às 18:10  

No meu ponto de vista, o que realmente falta em nossa sociedade e organização, uma vez que acredito que o desempregado ou aquele que ganha somente o dinheiro para se alimentar, tem vontade e também ideias para para mudar o rumo das coisas.
Mas como foi dito no texto o Estado tem prioridade com aqueles que retém o maior poder(Dinheiro), assim não levando em consideração essa voz da maioria, uma vez que essa voz é um sussurro. Com uma organização da parte da maioria transformaríamos esse sussurro em um grito assim o Estado seria obrigado a escutar, desse moda podendo dar inicio a mudanças serias em nosso pais.

MARCO

Lucas Andrade 25 de maio de 2010 às 09:52  

explícito...
sabes qe repito mui sua opinião, e além, admiro esse olhar para o mundo atual. Vejo o Capitalismo, em poucas partes, justo, porém na maioria, super injusto.
Vejo que deveria-se achar uma maneira de conciliar os bons aspectos Capitalistas e a essencia Socialista...

é isso ae!

Anônimo 25 de maio de 2010 às 17:20  

Muitos ao lerem podem achar que seus texto são utipicos,pois é dificil concientizar uma grande masssa populacional,mas esquecem-se do pior dos pensares``as outras pessoas fazem porque eu nao posso´´e assim presenciamos uma busca cada hora maior para o capitalismo selvagem e a exploração
de uma mao de obra barata,muitos desse nem sabendo que fazer parte de uma sociedade capitalista.
Gostei de seu senso critico,este faltando a uma enorme parte da sociedade, espero que continuie a escrever com o mesmo empenhar.Belissimo trabalho

Mαri J. 5 de junho de 2010 às 10:36  

A 'massa insana' é a que mais poderia fazer pelo país né? e concordo com o rafael, qndo disse que a sociedade nao é acomodada no geral.Mas sim, quem pode fazer a diferença pensa outras coisas, te outras prioridades.!

Houve uma mudança de valores entre as geraçoes e essa sim é absurda.!Poxa, como aceitamos que pessoas que nao tem base alguma nos represente frente ao mundo (nao to falando só do Lula pq ja ta batido,mas artistas,senadores,criticos....).O Brasil é visto como primario la fora e tenho que concordar com este conceito..

Antes a democracia era o principal moinho q fazia os jovens se organizarem.. irem as ruas ou cobrarem de certa forma. Hoje o acumulo de capital é insaaaano,e as pessoas realmente fecham seus olhos pro passado.

Postar um comentário

Um pouco sobre o blog:

Alguns comentários feitos, são respondidos na própria página de comentários.Os que necessitarem de uma abordagem maior, estarei criando um tópico ou post como resposta!


Não sou jornalista, escritor, nem nada do tipo.Ao montar esse blog, planejei levar um pouco de meu pensamento a todos.Espero que gostem!